Você sabe o que é bateria estacionária?

Você sabe o que é bateria estacionária? | Gustavo Baterias

Você conhece ou já ouviu falar na bateria estacionária?

Embora esse acumulador possua a mesma função da bateria automotiva, elas diferem, pois, como o próprio nome diz, a estacionária é colocada em um ambiente onde não exista movimentação.

Portanto, não se trata daquelas que são instaladas em veículos e que carregam de forma automática enquanto o motor está ligado.

Antes de entrarmos nos detalhes, é importante compreender que baterias são acumuladores desenvolvidos para armazenar energia elétrica.

Elas são utilizadas para os mais diversos fins, podendo ser encontradas no interior de um relógio de pulso, como também sendo usadas para acumular energia de uma central eólica.

Nesse post apresentamos a bateria estacionária, sua utilidade e como funciona. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é uma bateria estacionária?

A bateria estacionária é um acumulador de energia projetado para oferecer uma quantidade constante de corrente durante um determinado tempo.

Os eletrodos desse dispositivo são mais espessos que as utilizadas nos automóveis, pois são feitos de chumbo com uma liga que atinge 95% de pureza.

Além disso, ela também pode ser descarregada completamente diversas vezes, sem interferir na sua vida útil.

No entanto, são projetadas para receber carga constante e liberam a energia gradualmente, portanto, não atendem às necessidades que utilizam motor ou que precisam de grande quantidade de carga para serem ligadas.

Como já mencionado, diferente das baterias utilizadas nos automóveis, essas são instaladas em locais fixos, onde, de maneira imóvel, atendem os objetivos para os quais foram projetadas.

Para que serve esse tipo de bateria?

A bateria estacionária é utilizada para sustentar equipamentos que dependem da energia elétrica para funcionarem, como:

  • nobreaks,
  • sistemas de telecomunicações,
  • alarmes,
  • iluminação de emergência,
  • balança,
  • caixas eletrônicos,
  • sistemas de energia eólica e solar.

Na falta de energia elétrica, a bateria estacionária assume a função de alimentador desses equipamentos, possibilitando que continuem funcionando por determinado tempo.

Esse tempo depende da estrutura de baterias que foi montada e da quantidade de equipamentos que precisam ser atendidos.

Em muitos casos, por exemplo, na utilização de nobreaks, a bateria tem por objetivo possibilitar que alguma tarefa seja cumprida e solucionada, aguardando então a volta da energia elétrica para o retorno às atividades.

Como funciona a bateria estacionária?

Diferente da bateria automotiva, a estacionária é projetada para carregar e descarregar inúmeras vezes, pois tem como característica trabalhar em recarga de modo contínuo e permanentemente.

Em muitas situações, a bateria fica próxima a locais onde colaboradores desenvolvem os seus trabalhos, no entanto, ela não é nociva à saúde, pois o equipamento possui um filtro que não permite a emissão de vapor da solução ácida.

Outro detalhe importante é que as baterias devem estar em ambientes que mantenham uma temperatura padrão de 25 ºC, portanto, é fundamental estarem em locais que possuam ar-condicionado e nobreaks no caso de queda de energia.

Nos casos em que as baterias estejam instaladas em ambientes com 10 graus a menos do padrão, a vida útil do equipamento pode dobrar.

Se comparadas às baterias automotivas, as estacionárias possuem um tempo de vida útil de 5 a 10 vezes maior.

Apesar de todas as vantagens, é importante atentar para a marca da bateria que será adquirida, pois existem variados tipos e os mais diversos níveis de qualidade nos processos de fabricação.

Agora que você já conhece a bateria estacionária, onde é utilizada e como funciona, continue conosco e leia nosso post que mostra que carro é assunto de mulher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.