Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Quanto tempo dura uma bateria de carro | Gustavo Baterias

Quando o assunto é durabilidade de uma bateria de carro, existem muitas opiniões, divergências e mitos a esse respeito.

O fato é que esse equipamento também se desgasta como qualquer outro, e o que possibilita uma maior ou menor duração de sua vida útil está diretamente relacionada a alguns cuidados que podem ser tomados.

É importante lembrar que a bateria é um equipamento constituído de placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico que ficam armazenados em uma caixa plástica.

Ela fornece a carga elétrica necessária para ligar o motor e todo o sistema eletrônico de um automóvel, tais como:

Neste post apresentamos quanto tempo dura a bateria de carro e o que fazer para aumentar a sua vida útil. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quanto dura uma bateria de carro?

A bateria de carro tem a sua durabilidade de acordo com algumas características e costumes que o motorista adota com relação ao seu carro.

No entanto, esse equipamento tem uma duração média que vai de 2 a 3 anos, porém, esse tempo pode cair pela metade se os devidos cuidados não forem tomados.

Também pode-se afirmar que o tempo de vida útil pode ser aumentado, na medida em que detalhes sejam providenciados pelo motorista ou proprietário do veículo.

O que influencia a durabilidade da bateria?

Como mencionado, a bateria tem a sua durabilidade modificada a partir de algumas situações que influenciam diretamente no equipamento.

A boa notícia é que algumas dessas influências podem ser combatidas e possibilitam economia para o seu bolso. Vamos conhecê-las:

Temperatura

A temperatura é um dos grandes influenciadores no tempo de funcionamento de uma bateria, pois as mudanças climáticas afetam a reação química das peças que fazem parte do equipamento, ou seja, altera a capacidade de transmitir energia.

No frio existe a retração das peças, enquanto no calor ocorre o processo de aceleração da corrosão das ligas de chumbo.

Carro parado por muito tempo

Outro problema que afeta diretamente a durabilidade da bateria de carro é deixá-lo parado por muito tempo.

Mesmo sem qualquer movimentação, o veículo consome de maneira passiva a sua carga, descarregando-a, o que pode levar a sua inutilidade.

Sujeira nas conexões

A sujeira nas conexões ocorre de forma natural, na medida em que o automóvel é utilizado. A falta de limpeza pode também causar problemas no seu funcionamento, diminuindo a sua longevidade.

Como aumentar a durabilidade da bateria de carro?

Pequenas e simples ações podem aumentar a durabilidade da bateria de carro, proporcionando economia e evitando aborrecimentos no meio da estrada.

Regularmente, faça a limpeza dos terminais do equipamento, ou seja, passe um pano com água e bicarbonato de sódio nas peças e deixe que a espuma apareça, na sequência remova-a e seque bem o local.

Desligue todos os itens eletrônicos antes de dar a sua partida, uma vez que a ignição é uma operação que exige muita energia.

A utilização de som, luzes acesas e ar-condicionado com o carro desligado também comprometem a bateria, portanto, evite essas situações.

Se o seu veículo não for utilizado por algum tempo, ligue-o por cinco minutos diariamente, isso ajudará a mantê-la em bom funcionamento.

Agora que você já sabe como aumentar a vida útil da bateria de carro, continue conosco e leia nosso post que apresenta dicas para economizar o motor do seu automóvel!

Uma opinião sobre “Quanto tempo dura uma bateria de carro?

  1. Laerte Responder

    Boa noite! Parabéns pelas informações prestadas neste site, foi de grande valia, e vou estar repassando para outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.