Qual o tempo da vida útil da bateria de caminhões?

Qual o tempo da vida útil da bateria de caminhões

A vida útil da bateria de caminhões depende muito do que o motorista utiliza nas viagens e de que forma conduz e mantém o veículo.

Assim ocorre com qualquer componente, quando pequenas mudanças de hábitos possibilitam que equipamentos atinjam uma longevidade já prevista pelos fabricantes.

Normalmente, uma bateria de caminhão dura entre 2 e 2 anos e meio, no entanto, tudo depende dos cuidados a serem tomados no dia a dia da manutenção e condução do veículo.

Para evitar ficar na rua em função de uma pane elétrica, é importante estar atento a alguns sinais que o veículo apresenta e que iremos mencionar na sequência.

Neste post, apresentaremos dicas para que a vida útil da bateria de caminhões seja prolongada e como saber quando esse componente está prestes a falhar. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Sinais do veículo quando a bateria está chegando ao fim

Não é nada agradável ficar na rua devido às falhas que podem ocorrer, além do estresse gerado há, ainda, o problema com a segurança. Para evitar essas situações é importante estar atento aos sinais que o veículo apresenta. 

Nesse caso, atente-se quando a bateria estiver chegando ao fim da sua vida útil, o mais comum está em tentar dar a partida do caminhão e o motor não responder.

Além disso, deve-se observar as seguintes situações:

  • luz de aviso no painel acesa,
  • faróis e luzes mais fracas do que de costume,
  • motor perdendo a sua potência,
  • falhas nos aparelhos eletrônicos.

 

Para avaliar e confirmar essa situação, use o densímetro, um aparelho que mede a corrente elétrica da bateria e que você normalmente encontra nas oficinas.

Como aumentar a vida útil da bateria de caminhões?

Algumas medidas podem ser tomadas para a manutenção da vida útil da bateria de caminhões, inclusive possibilitando o prolongamento desse tempo.

Para isso, você precisa estar atento às seguintes situações:

Partida do caminhão

Quando você for dar a partida do caminhão, não ligue nenhum outro equipamento antes de acioná-lo.

Esse é o momento em que a parte elétrica é mais exigida, conhecido como “pico da partida”.

Se os faróis, rádio ou outros equipamentos estiverem ligados nesse momento, ocorre uma sobrecarga que gradualmente vai danificando e diminuindo a vida útil da bateria.

Faça revisões periódicas

As revisões periódicas são essenciais para quem deseja economizar, porque é possível identificar algum problema em tempo de evitar maiores prejuízos com peças, equipamentos e a própria bateria.

No caso das baterias, é importante verificar a situação dos seguintes itens:

  • cabos,
  • chicotes,
  • conectores,
  • velas de ignição,
  • alternador,
  • motor de partida.

Paradas prolongadas do caminhão

Se o seu caminhão ficar parado por alguns dias, uma excelente ideia é desconectar a bateria.

Mesmo parado, ela vai sendo consumida de forma passiva, podendo se descarregar completamente.

Se o seu veículo possui uma chave geral, não será necessário desconectá-la, basta apenas desligá-la.

Equipamentos na cabine

O uso exagerado de equipamentos na cabine também é um grande inimigo da bateria, pois, quando o veículo está desligado, eles continuam consumindo energia.

Apesar do conforto que esses equipamentos oferecem, é importante verificar se não são causadores do consumo exagerado de energia, o que afeta diretamente a vida útil da bateria de caminhões.

Cuidado com o motor nos congestionamentos

Nos casos de congestionamentos, onde se sabe que a fila não vai andar, é recomendável não desligar o caminhão nas situações onde o “anda/para” são frequentes.

Como já mencionado, a partida do motor é o momento em que a bateria mais é utilizada, portanto, em casos de congestionamentos, onde a movimentação ocorre mesmo que lentamente, o ideal é deixar o motor ligado.

Esses pequenos cuidados possibilitam que a vida útil da bateria de caminhões alcancem as previsões dos fabricantes, reduzindo custos com investimentos e evitando problemas nas estradas.

Para conhecer mais detalhes a esse respeito contate a Gustavo Baterias, uma empresa especializada no assunto que poderá lhe indicar as melhores opções para o seu caminhão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.