4 dicas para cuidar da bateria do seu carro

4 dicas para cuidar da bateria do seu carro

Por ser essencial para o funcionamento do veículo e ponto fundamental para a partida, é interessante saber como cuidar da bateria do seu carro.

E engana-se quem pensa que só especialistas ou mecânicos podem mantê-la em bom estado. Você, mesmo se não tiver grandes conhecimentos, pode manter esse componente com vida útil longa.

Para isso, é importante seguir alguns passos para não descarregá-la rápido, sofrer com paradas inesperadas ou problemas na partida.

Pensando nisso, preparamos este post com 4 dicas para você cuidar da bateria do seu carro e não ficar na mão por aí! Continue a leitura e fique atento.

4 dicas importantes para cuidar da bateria do seu carro

Para tornar mais fácil cuidar da bateria do seu carro, bem como do seu automóvel todo, separamos 4 dicas importantes que irão lhe ajudar.

Não use equipamentos elétricos com o carro desligado

De fato, é bem divertido escutar músicas pelo som do veículo, mesmo com ele desligado, seja em uma festa ou churrasco, por exemplo.

No entanto, se você está acostumado a fazer isso e tem apenas uma bateria no seu carro, pode estar puxando muita força da mesma. O ideal é obter uma extra apenas para fornecer energia para seu sistema de som.

Dessa forma, ao ter 2 baterias, poderá manter a principal apenas para as atividades essenciais para o funcionamento e partida do seu carro. Você irá perceber as diferenças no cotidiano, principalmente a duração dela.

Verifique os terminais da sua bateria

Assim como outros componentes do seu carro que devem ser averiguados frequentemente, como o nível do óleo e quantidade de combustível, por exemplo, a sua bateria necessita ser verificada de tempos em tempos, geralmente a cada 6 meses.

Os terminais dela podem apresentar problemas como corrosão, estarem frouxos ou até mesmo corroídos, ou com zinabre, que indica vazamentos de seu conteúdo interno.

Ao detectar esses problemas, procure ajuda especializada para ajudá-lo a cuidar da bateria do seu carro.

Ao acionar o carro, desligue tudo

Faróis, rádio e outros itens secundários devem ser desativados na hora de dar a partida.

Pode parecer algo simples para muitos condutores, mas é uma forma de cuidar da bateria do seu carro, já que apenas o fato de acioná-lo exige muita energia.

Portanto, o ar condicionado, por exemplo, pode puxar ainda mais carga da bateria, fazendo com que ela dure menos, consequentemente.

Por isso, se atente e na hora de ligar o veículo, mantenha tudo desligado, depois pode usar normalmente todas as ferramentas que desejar.

Essa é uma das dicas mais importantes para poupar esse item tão importante e mantê-lo com a vida útil.

Carro parado há muito tempo? Ligue de vez em quando

Se você tem um carro que por algum motivo precisa ficar parado por muito tempo na garagem, saiba que é preciso se atentar a saúde da bateria nesses casos também.

Você sabia? Um automóvel desligado por longos períodos pode apresentar perda de carga, principalmente se ele tiver alarme, já que esse dispositivo de segurança puxa energia mesmo com o veículo desligado.

Para evitar problemas de carga na sua bateria e no conjunto mecânico do carro, ligue-o ao menos uma vez na semana, por 5 minutos, em média. Assim, a bateria sempre receberá uma carga extra.

E se você não puder fazer isso com frequência, fique tranquilo. Você também pode optar por desconectá-la por completo, soltando primeiro o cabo do polo negativo e depois o do polo positivo.

Com essas dicas, cuidar da bateria do seu carro ficará mais fácil e ela irá durar mais tempo. 

Aproveite para continuar por dentro das nossas dicas e continue a leitura em nosso blog e saiba quanto tempo dura em média a bateria de um carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *