4 dicas para bateria da moto durar mais

dicas para bateria da moto | Gustavo Baterias

Economia é a palavra do momento e poupar no dia a dia é essencial, até mesmo nas coisas mais simples, como fazer a bateria da moto durar mais, por exemplo.

Por conta da pandemia de Covid-19, seus brutais impactos na economia e a instabilidade desse momento, gastos acima do planejado estão fora de cogitação.

Assim sendo, não é raro ver as pessoas economizando no que podem, inclusive quando o assunto é bateria, entre outros itens da moto e dos demais veículos.

Além disso, ninguém gosta de ficar tentando dar partida na moto e não conseguir por conta da baixa energia desse equipamento, que impede de ligar o motor.

Pensando nisso, trouxemos quatro dicas para você economizar energia da moto e manter a bateria por mais tempo, sem precisar descartá-la. Confira.

Como fazer a bateria da moto durar mais?

Veja a seguir algumas formas de mantê-la em bom estado por mais tempo e economizar, evitando imprevistos e trocas antes do planejado.

Não deixar a chave ligada

Um dos maiores erros dos motociclistas, sejam eles novatos ou não, é de girar a chave de ignição da moto com ela parada e sem dar a partida.

Nesse ato, o farol da moto ligará, o que faz com que a bateria seja gasta sem necessidade. Por isso, o ideal é apenas girar a chave quando for sair com o veículo e assim evitar o uso indevido de energia.

Não ficar com o pé no freio

O motociclista pilotar com o pé apoiado no pedal de freio é outro erro bastante comum, e que, muitas vezes, é visto como um simples hábito durante a pilotagem. Mas, calma, não é uma infração.

No entanto, isso faz com que as luzes se acendam frequentemente, o que demanda carga desnecessária e impede a bateria da moto durar mais.

Não deixar a moto parada

Essa dica serve principalmente para as pessoas que não usam a moto diariamente, mas apenas para momentos de lazer e passeio, no final de semana, por exemplo.

No entanto, não é recomendado deixar a moto parada mais do que cinco dias seguidos. De fato, comparado aos erros que citamos acima, esse, à primeira vista, parece o menor, não é mesmo?

Mas, se esse ato for recorrente, pode acontecer de a bateria não receber energia e começar a perder carga, fazendo com que perca a sua vida útil em alguns meses e a troca seja necessária.

Nesse caso, o ideal a se fazer para a bateria da moto durar mais é andar ao menos cinco quilômetros diariamente com ela, de forma a mantê-la em bom estado por mais tempo.

Se não puder rodar essa distância com ela, passeie até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.

Não instalar equipamentos na moto

Atualmente, existe uma variedade de equipamentos eletrônicos que podem ser engatados na moto, por exemplo, caixas de som, alarme e rastreador. Esses acessórios, por si só, não são um problema, mas é preciso prestar atenção.

A questão aqui é que nem todos seguem as especificações da fábrica da moto, de forma que, se não forem adequados para esse veículo, podem demandar muito mais energia do que o normal, fazendo a bateria durar menos.

Agora que você está por dentro de como fazer a bateria da moto durar mais, aproveite para continuar por aqui e saber as dicas que separamos para cuidar da energia do carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.