Cuidados essenciais com o carro

Cuidados essenciais com o carro

Assim como cuidamos da nossa saúde, fazer um check-up do carro é fundamental para mantê-lo em bom funcionamento evitando gastos maiores no futuro e principalmente pensando no cuidado com sua segurança no transito. Os cuidados essenciais com o carro vão desde atitudes simples à manutenção preventiva,  que envolve inúmeros cuidados que você pode e deve adotar no dia a dia, antes mesmo de dar a partida.

Primeiramente ressaltamos alguns cuidados simples, mas que merecem atenção na hora de cuidar do seu carro como por exemplo,  procurar abastecer em postos de confiança evitando combustíveis adulterados que prejudiquem o motor. Outra dica importante é estacionar em vagas cobertas para proteger a pintura do veículo, pois a exposição ao sol ou a fezes de pássaros e seivas de plantas podem danificar a pintura. Outros cuidados fazem parte da manutenção preventiva do veículo e devem ser observados para garantir maior vida útil.

Veja abaixo os cuidados essenciais com o carro

– Fique de olho no motor do seu veículo – Alterações como barulho diferente ou emissão de fumaça merecem atenção especial e uma visita ao mecânico para verificar e prevenir problemas maiores.

– Faça a troca de óleo na data correta – Responsável por lubrificar as peças evitando atritos e que se danifiquem, o óleo é fundamental para o desempenho do motor e deve ser trocado de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

– Calibre os pneus – Os pneus calibrados aumentam a sua durabilidade, pois se desgastarão de forma mais lenta e regular, diminuindo custos no futuro.

– Alinhamento e balanceamento – O alinhamento busca o equilíbrio do veículo em movimento, onde se mede e ajusta os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando as forças que atuam no carro, como: gravidade, força centrífuga, força de viragem. O objetivo é buscar maior eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, certamente, mais segurança.

– Freios, pastilhas e discos – É importante checar regularmente o líquido do freio, observando se o nível está abaixo do recomendado no reservatório ou se há indício de vazamento de óleo. A diminuição do líquido de freio pode estar relacionada também ao desgaste das pastilhas e discos de freio. Consulte um mecânico para verificar todo o sistema de frenagem.

– Correia Dentada – Deve ser substituída a cada 50.000 quilômetros ou de acordo com o manual do proprietário. Sua função é manter o sincronismo entre as manivelas e o eixo de comando de válvulas e sua quebra pode ocasionar a trava do motor comprometendo todos os componentes e gerando um alto custo de manutenção.

– Bateria – Sua função é dar partida no veículo, proporcionar energia para iluminação externa e interna e manter os sistemas elétricos eletrônicos ativos quando o veículo estiver desligadoEvite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria.

– Sistema de Arrefecimento – É importante verificar o nível da água no reservatório de expansão, respeitando as medidas de acordo com os limites mínimo e máximo desse compartimento. O sistema de arrefecimento é responsável pela refrigeração motora do veículo e, caso não esteja funcionando corretamente poderá aumentar o consumo de combustível e, em casos mais graves, comprometer itens como a junta de cabeçote.

– Observe o consumo – Se você perceber um consumo muito alto de combustível é sinal de que algo não vai bem no motor. Se o veículo estiver fazendo um esforço maior que o normal para ganhar velocidade poderá gerar desgaste de componentes importantes e trazer prejuízos futuros. Fique atento ao consumo.

Observando esses cuidados essenciais com o carro, certamente você está evitando gastos maiores no futuro, proporcionando maior vida útil para seu veículo e mais segurança para você e sua família no trânsito. Fique ligado em nosso blog para saber dicas importantes sobre manutenção e cuidados com seu veículo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *