O que é Bateria Estacionária

O que é baterias estacionárias

Ao falar de tecnologia, não podemos deixar de falar sobre as baterias estacionárias presentes hoje no mercado e que são ideais para várias aplicações em diversos setores, pois foram feitas para ciclos de descargas profundas com longa durabilidade. Para quem pouco conhece do assunto, as baterias estacionárias são comumente usadas em alarmes, sistema de som, linhas telefônicas, energia solar eólica e qualquer outra aplicação que demande uma corrente por mais tempo em casos de emergência, sendo assim muito úteis para o dia a dia e oferecendo mais segurança.

Esse tipo de bateria possui um filtro que deixa passar apenas o hidrogênio, impedindo a emissão de vapor da solução ácida, que pode causar danos a saúde. Sendo assim, essa ferramenta é útil justamente por poder funcionar no mesmo ambiente em que pessoas estão, mas com uma ventilação mínima ao menos. Por ser feita com chumbo da melhor qualidade, as baterias estacionárias são mais espessas que as automotivas e podem sofrer até 80% de descarga sem prejudicar a sua vida útil, podendo durar até 4 anos, havendo ultrapassagem de até 10 anos dependendo do caso.

Temperatura ideal para o funcionamento da bateria estacionária:

A temperatura estipulada para uma boa durabilidade das baterias estacionárias é de 25 graus Celsius como temperatura padrão. Por isso, é interessante que as baterias estejam em ambientes com ar-condicionado. Para cada 10 graus acima da temperatura padrão, a sua vida útil cai pela metade, assim como sobra para cada 10 graus abaixo. Ou seja, se você colocar baterias que normalmente duram 8 anos na temperatura de 25 graus Celsius em cima de algum suporte, como forro, cuja temperatura pode chegar a 45 graus, a sua durabilidade será de cerca de 2 anos. Isso se levarmos em consideração apenas a temperatura e não outros fatores como profundidade e quantidade de ciclos.

Importância da bateria estacionária em sistema solar:

Assim como qualquer tecnologia, as baterias estacionárias podem ser úteis em várias ocasiões como você pode acompanhar acima. Mas, uma das grandes contribuições sem dúvida é para sistemas solares, uma vez que funcionam como um pulmão do sistema fotovoltaico, garantindo o fornecimento de energia em dias nublados. Sendo assim, as baterias estacionárias determinam a autonomia de um sistema isolado armazenando energia para ser utilizada em casos especiais.
Essa autonomia que ela garante para o sistema solar pode ser dimensionada para até 7 dias dependendo do caso. Casos de alarmes, por exemplo, também possuem essa durabilidade. Já em aplicações simples e nem tão emergenciais, essa autonomia cai para 3 dias sem sol, pois os sistemas que são conectados às redes não necessitam de bateria estacionária, já que os dias nublado são compensados pela energia da rede.
Agora que você já conhece um pouco dessa tecnologia que está cada vez mais presente em nosso dia a dia, acompanhe o nosso site para mais novidades no mundo automotivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.