Época de chuva: revise os itens do seu carro para evitar acidentes

Chegou a época de chuva, é hora de redobrar os cuidados com o seu carro! Para quem vai viajar, é essencial que os pneus sejam checados regularmente. Com as estradas sem a devida manutenção anual das prefeituras, as pistas molhadas podem acarretar um grande risco de acidentes fatais. É por isso que estar atento a todos os detalhes do carro faz toda a diferença. 

Como o sistema do carro funciona como um organismo, todas as peças e conjuntos hidráulicos, assim como o moto precisam estar em perfeita sintonia. Pois se um não funciona corretamente, outros itens podem ser afetados, comprometendo todo o sistema de segurança do veículo. Até mesmo os itens menores precisam ser verificados para evitar descompasso na direção. Fique atento às nossas dicas para uma féria mais segura em família. 

Atenção aos itens básicos 

Itens básicos do carro merecem tanta atenção quanto a parte interna. Geralmente, pouco nos importamos básicos do carro e um deles são os pneus e os pára-brisas. Os parabrisas são itens essenciais em dias de chuva, pois eles auxiliam na visão do motorista, retirando o excesso de água da frente do carro. Verifique se a borracha está em boas condições e se não precisa trocar.

Assim como os limpadores para brisa, as lanternas também auxiliam na visibilidade do motorista e são itens essenciais para garantir segurança na sua viagem. Além disso, é importante lembrar que um farol queimado rende 4 pontos na carteira. 

Atenção aos pneus e freios

Os pneus precisam de uma checagem regular, pois pneu careca impede que haja uma aderência segura entre o asfalto, o que ocorre deslizamentos e ocasiona em batidas e capotamentos do veículo. O cuidado em épocas de chuva deve ser ainda maior, já que a pista úmida prejudica em dobro a aderência dos pneus. 

Os freios também são itens de segurança obrigatórios e devem ser checados com frequência para evitar surpresas.  Esteja atento ao fluido, observe os discos, cilindros e pastilhas. O sistema de frenagem deve estar regular para não atrapalhar a sua direção. 

Evite o ar embaçado

Vidro embaçado também prejudica a visão do motorista. Por isso os sistemas de ar do carro devem estar sempre limpos, pois o que embaça e deixa os vidros opacos não são apenas o ar condicionado. Para evitar que você passe um pano toda hora, tirando a atenção das estradas, na hora de viajar, cheque também o sistema e a passagem de ar. 

E para finalizar, atenção ao dirigir e ao realizar manobras. Procure um mecânico de confiança para fazer aquela revisão antes de viajar. A segurança da sua família e a sua devem vir sempre antes da economia. O Gustavo Baterias deseja boa viagem e um ótimo fim de ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *