Você conhece o programa CNH Social? Confira os estados que aderiram e todos os benefícios

Você conhece o programa CNH Social? | Doutor Agora

A CNH Social é uma iniciativa do Governo Federal que visa conceder a habilitação gratuita a jovens de baixa renda. Apesar de ser uma proposta inovadora na história do Brasil, infelizmente poucos Estados (ainda) aderiram a iniciativa. Um dos principais objetivos desse projeto é ampliar a empregabilidade, já que, atualmente, a globalização tem dado novos rumos ao mercado de trabalho. 

O projeto é 100% financiado pelos Governos Estaduais por meio das companhias SEST, SENAT e sem custos para aqueles que forem selecionados. Entram nesse projeto as CNH’s de categoria B, podendo haver mudança de B para D. A habilitação permite que jovens possam trabalhar em diversas modalidades, como entregadores, despachantes e em horários flexíveis, compatíveis com a rotina de estudos. 

Quem pode participar?

Podem participar do projeto aqueles participantes que possuem renda familiar mensal de até um salário mínimo comprovado. E são inúmeros os benefícios de quem consegue a vaga. Isso, pois, o participante fica isento de pagar os exames da aptidão, mental e psicológica, o curso teórico-técnico e de prática veicular, além de aulas ministradas em simulador de direção e outros, como renovação da CNH. Enfim, tudo é custeado pelo projeto. 

Quais Estados atualmente oferecem a CNH Social?

Infelizmente, poucos estados do Brasil ainda oferecem o programa, dentre eles estão Amazonas, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Espírito Santo. Outros Estados estão avaliando o próximo ano de 2021 para agregarem o programa, mas tudo isso depende de uma série de fatores como rendimento bruto e impostos para poder manter o programa e as pessoas selecionadas. Para fazer a sua inscrição, basta acessar o site do DETRAN de seu Estado e procurar por “inscrições CNH Social”; Vá até o local de inscrições, preencha o formulário com os seus dados pessoais e envie. Gostou da novidade? Continue acompanhando o Gustavo Baterias para mais informações e atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *