Carro parado na garagem na quarentena, quais cuidados devo tomar?

Carro parado na garagem na quarentena, quais cuidados devo tomar? | Gustavo Baterias

Ficar em casa é a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde para o enfrentamento da COVID-19. Por isso, a maioria das famílias têm deixado o carro parado na quarentena, não percebendo alguns prejuízos que podem ter com o motor inativo.  

É importante saber que carro parado na quarentena também precisa de cuidados redobrados e manutenção. Sendo assim, o Gustavo Baterias preparou algumas dicas para você manter a saúde do seu veículo parado e não colocar a sua vida em risco com o fim do período de isolamento social: confira!

Atenção ao motor:
Quando o carro está parado, há o ressecamento natural das peças. É sempre importante lembrar que, assim como um corpo humano, o carro também depende dos seu “organismo” para funcionar, e por isso deve ser movimentado ocasionalmente. Apenas ligar o motor não funciona. Além disso, outras peças como embreagem, caixa de marchas e de direção precisam ser lubrificadas. 

O melhor a se fazer é dar uma volta na quadra com o carro pelo menos uma vez por semana para garantir que as peças continuam em perfeito funcionamento. separe um dia da semana que irá ao supermercado e vá de carro. Dê os devidos cuidados higiênicos para o interior do carro para se resguardar de uma possível contaminação. 

Atenção ao combustível parado
Outro cuidado redobrado que devemos ter é quanto ao combustível parado até 6 meses. O carro, quando parado muito inativo, pode ser letal ao causar acidentes trágicos. A gasolina após esse período pode acabar obstruindo o filtro e entupindo o injetor. Quando se usa etanol ou gasolina aditivada, o risco é menor, pois este processo se torna mais lento. Ainda sim, é importante ficar de olho, pois a textura da gasolina pode comprometer o funcionamento do carburador. 

Atenção à bateria, pneus e outros componentes
Carro parado consome tanto quanto ligado, bateria, alarme, sensores e outras peças fundamentais vão desgastando a energia pouco a pouco. Por isso, é importante ficar alerta e desconectar a bateria para que ela não forneça carga aos outros componentes e quanto o carro estiver em desuso. Outro cuidado que se deve ter e não menos importante são os pneus que, assim como os componentes internos, vai murchando quando fica em desuso. 

Aproveite este período de quarentena e, ao menos uma vez por semana não se esqueça de lavar o carro. Como falamos no primeiro item de tirar o carro para rodar pelo menos para ir ao mercado e manter o pleno funcionamento desse grande “organismo”, a lavagem é essencial para combater infecção da COVID-19. 

Limpe o interior e o exterior do carro e não se esqueça de manter o ar condicionado desligado. Medidas simples como essas reduzirão o desgaste do tempo parado e contribuirão para que o seu veículo ainda esteja seguro após o fim do isolamento. Gostou das dicas do Gustavo Baterias? Então compartilhe com os seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *