5 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

05 sinais motor fundido Gustavo Baterias Blog

Neste texto iremos falar sobre 05 sinais que podem indicar um motor fundido e que requerem atenção por parte do motorista.

Ao entrar no carro e colocar a chave na ignição, percebeu que o carro não deu partida? Pode até passar pela sua cabeça que pode ser a bateria, mas não descarte a hipótese do seu motor estar fundido!

Quando isso acontece, o ideal é procurar uma oficina mecânica de confiança o mais rápido possível para identificar a extensão do problema. Em alguns casos, é necessária a troca de alguns componentes, ou até mesmo o motor inteiro, o que pode custar quase a metade do valor do carro. Por isso, para se resguardar de tamanho prejuízo, listamos aqui 5 sinais que o seu automóvel emite quando está com o motor prestes a fundir:

Alguns barulhos e ruídos são emitidos
Abaixo do capô do carro, peças e componentes podem estar desgastados, emitindo, assim, barulhos e ruídos que assinalam problema. Ao sinal de qualquer alteração de som no cano de escape, fique alerta, pois pode também indicar que o motor poderá fundir. Por isso, ao perceber barulhos estranhos, leve o seu carro a uma oficina de qualidade para verificar se está tudo em ordem.

Fumaça sai escura no cano de escape
Quando há emissão de fumaça no cano de escape, não a ignore. Falhas em alguns componentes podem causar a saída de diferentes tipos de gases que podem levar o motor a fundir. Ao menor sinal, fique em alerta!

Odores repentinos são verificados dentro do veículo
Cheiro de queimado ou fumaça dentro do veículo é um sinal claro de que o motor fundiu. Mesmo não detectando bem, caso sinta algum odor diferente dentro do carro, procure uma oficina mecânica. Alguns cheiros, como o do catalisador ou odores externos, são bastante específicos dos que você sente quando existe um problema no seu motor. Costuma ser um cheiro bem forte.

O consumo de combustível aumenta
Alterações no consumo de combustível geralmente se dão por falhas no processamento do componente pelo motor do carro, sobretudo quando associado à perda de potência. Por isso, o aumento na ingestão excessiva do combustível é um sinal grave e um forte indicativo de que o motor fundiu. Além disso, importante estar atento à qualidade do combustível que você abastece no seu carro! A alteração desse insumo também pode causar problemas futuros.

Marcas de óleo são visíveis no chão
Ao deixar o seu veículo parado, você poderá perceber que manchas de óleo aparecem no chão, debaixo do motor. Esse é um sinal de vazamento. Isso é grave, pois rodar com o nível baixo de óleo provoca o atrito entre as peças do componente, o que superaquece o motor. O que por sua vez pode ocasionar um motor fundido.

Agora que conhece alguns desses sinais e aprendeu como identificar um motor fundido, fique atento ao motor do seu carro e não evite fazer um check-up preventivo!

Uma opinião sobre “5 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.