A importância do mecânico automotivo para manutenção de veículos

mecânico automotivo

O Brasil recentemente presenciou o crescimento do número de veículos em circulação nas ruas das grandes cidades. Na última década, o setor automotivo passou a ocupar uma posição importante no mercado, visto isso, os profissionais da área passaram a ser  peça chave do sucesso desse setor

É importante frisar que a segurança de muitas vidas está nas mãos desses técnicos que exercem a manutenção e a inspeção dos veículos, sendo assim, é imprescindível contar com o conhecimento e a experiência de um mecânico automotivo para revisão e manutenção de seu veículo regularmente.

O mecânico automotivo deve se especializar através de cursos 

Para se tornar um técnico, a formação do mecânico deve passar por escolas conceituadas e realizar cursos de habilitação de processos automotivos, buscando atentar-se ao mercado e às novidades tecnológicas. É papel fundamental das instituições técnicas formarem mecânicos cada vez mais qualificados e atualizados, atendendo sempre às demandas do mercado.

Atualmente, existe a má fama de alguns profissionais do ramo, que devido à negligência de alguns provocaram a desconfiança por parte do consumidor. Há os que utilizam o famoso “jeitinho” brasileiro na hora de fazer a manutenção dos veículos, gambiarras e utilizam até mesmo peças baratas. Isso acaba colocando em risco a segurança e também contribui para aumentar o preconceito em relação a essa profissão.

Entretanto, empresas estão presentes no mercado, com oficinas sérias, especializadas, bem equipadas e capazes de oferecer um excelente atendimento aos clientes. Nelas, atuam os bons técnicos mecânicos que passam por uma reciclagem constantemente, estando sempre atentos às novas tecnologias do setor.

Profissionais indispensáveis para a sociedade

O Dia do Mecânico é comemorado no dia 20 de dezembro. Nessa data, devemos reconhecer a importância desses profissionais automotivos atuantes em diversas áreas do mercado brasileiro, sejam em montadoras, concessionárias, transportadoras ou oficinas. São eles os garantidores dos cumprimentos das normas técnicas e de segurança do fabricante de veículos e proteção dos motoristas. Agora que você entende a importância desse profissional para o nosso dia a dia, que tal parabenizar aquele profissional que você conhece e está próximo a você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.