Melhores formas de descartar sua bateria

Melhores formas de descartar a sua bateria

Melhores formas de descartar a sua bateriaA bateria deu problema? Você teve que comprar uma nova? O que fazer com a bateria antiga?

É comum que a empresa, na qual você está comprando a nova bateria, faça esse recolhimento da antiga bateria, o que normalmente acaba rendendo um desconto comparado quando você compra a bateria nova sem retornar a bateria antiga.

A bateria é composta por um chumbo-ácido, uma substância muito tóxica e corrosiva, e foi pensando em formas de descarte de materiais como o chumbo que a Logística Reversa.
“instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada” – foi incorporada na legislação brasileira.

Mesmo com toda a preocupação ambiental que envolve o descarte das bateria, vale lembrar que aproximadamente 95% dos componentes da bateria podem ser reciclados. Ou seja, a preocupação com a forma adequada para que os impactos ambientais sejam minimizados é de aproximadamente de 5% da bateria.

Foi com a Resolução nº 401 que se estabeleceu a quantidade máxima de chumbo permitida em pilhas e baterias para a comercializadas em território nacional, juntamente com os padrões de descarte, pensando na melhor adequação e minimização.

Contudo existe um ponto muito importante, que vai além da possibilidade de descarte da sua bateria, é tentar ao máximo prolongar a vida útil dela. Temos um texto aqui do blog onde falamos sobre Como estender a vida útil da sua bateria, confira e veja como é possível fazer isso.

Ainda no caso de quê a necessidade de troca da sua bateria seja inevitável, lembre-se que aqui na Gustavo Baterias nós recebemos a sua bateria velha.

Entre em contato conosco para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.