Como escolher bateria automotiva

Como escolher bateria automotiva

Saber escolher bateria para o carro não é uma algo fácil, vamos explicar isso nesta postagem.

A situação de passar por uma falha súbita na bateria do seu automóvel na hora de ir trabalhar ou viajar pode gerar uma grande frustração, já que a bateria do carro é o coração do veículo. Por isso, é preciso muita atenção na hora de adquirir uma nova.

Além disso, a bateria é uma peça com vários compostos químicos capazes de gerar energia para todos os outros componentes elétricos do seu carro, e isso requer uma manuseio cauteloso. Tendo em vista esses grandes fatores, é sempre importante uma avaliação profissional antes de mexer ou trocar a bateria do carro, evitando colocar em risco o funcionamento geral do automóvel e também a sua segurança.

Quando trocar a bateria?

O tempo de vida útil de uma bateria depende do tipo que você escolher. Outro problema grave que pode ocorrer é a oxidação que se forma em volta dos bornes, impedindo o contato. Isto ocorre quando o motorista, ao tentar trocar a bateria, não abre totalmente aquelas braceiras muito apertadas, responsáveis pelos contatos, e acaba tentando fechar na pressa com pancadas. Ao danificar a parte de plástico da caixa de bateria, o líquido transborda entre os bornes, danificando também a sua fiação. Quando isso ocorre, é necessário imediatamente trocar a bateria.

Escolher bateria: a melhor para o seu carro

Antes de tudo, verifique as especificações corretas do produto de acordo com o manual do seu carro. Não economize na hora de comprar, pois quanto maior o preço, melhor a qualidade e durabilidade da bateria. Observe em primeiro lugar se o produto tem o selo do INMETRO, depois escolha a amperagem/hora conforme sugestão do fabricante, tempo e termos da garantia.

O manual do seu veículo traz as especificações necessárias. Por isso, é bom sempre consultar qual dos tamanhos abaixo deve ser escolhido:

· Tamanho 65 com terminais na parte superior — veículos grandes.

· Tamanho 75 com terminais laterais — veículos compactos a médios.

· Tamanho 24/24F com terminais na parte superior — veículos para cidades.

· Tamanho 34/78 com duplos terminais — grande porte.

· Tamanho 35 com terminais na parte superior — carros desportivos, comum em marcas japonesas.

Faça perguntas ao vendedor sobre a marca, se oferece garantia e sobre a sua origem. Por fim, escolha sempre a que oferecer melhor garantia e que seja original de alguma fábrica de automóveis.

Riscos que uma troca pode causar

Há uma lenda de que a bateria causa choque, entretanto, apesar de ser uma lenda, a bateria pode oferecer riscos ainda piores, como queimaduras ou explosão. Quando um pólo junta ao outro, fechando curto na bateria, há uma grande liberação de energia, por isso, materiais que são condutores de correntes, como ouro e alianças, não devem ser utilizados no ato da troca.

Agora que você viu que escolher bateria de carro envolve um conhecimento maior e mais cauteloso, além de contar com profissionais e lojas de confiança, esperamos que você esteja preparado para algum eventual problema com o seu automóvel! Boa leitura!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.