Bateria para caminhão

Bateria para caminhão

Veículos pesados como caminhões e ônibus enfrentam uma longa jornada nas estradas brasileiras, com trajetos que impulsionam um alto número de vibrações e impactos. Por isso, ao comprar uma bateria, o condutor não pode optar pela economia e por um produto simples, pois a bateria do caminhão precisa resistir a esses impactos. 

A bateria para caminhão é grande, principalmente porque esse veículo, hoje, possui uma alta tecnologia que embarca vários sistemas eletrônicos que exigem muita carga. Por isso, as baterias para caminhões devem oferecer uma resistência bem maior às vibrações intensas que esse tipo de transporte está sujeito na estrada. Visto isso, a bateria adequada deve ter máxima eficácia em absorção dessas oscilações na estrada sem causar danos ao veículo.  Saber como agir em situações de risco é fundamental para a sua segurança.

Separamos abaixo alguns cuidados para uma manutenção adequada da bateria para caminhão:

Observe a amperagem da bateria para caminhão

É sempre importante, antes de comprar uma bateria para o seu caminhão, observar a sua capacidade nominal. É recomendável olhar o manual do veículo ou verificar com um mecânico profissional e de confiança sobre casas de baterias especializadas. O seu consumo varia de veículo para veículo e dependo do número de componentes eletrônicos que a tecnologia do seu caminhão abarca. A Capacidade Nominal para veículos pesados geralmente apresenta de 150 a 220 amperes por hora.

Além disso, na hora de comprar, verifique se a bateria possui selo de qualidade do Inmetro. Caso não tenha, é provável que o produto não tenha passado no teste de controle de qualidade e segurança. Independente do preço, evite problemas futuros na parte elétrica do seu veículo e não compre!

Faça revisões regularmente

Procure checar se a bateria está com os componentes perfeitamente conectados, sem mau contato que possa provocar perdas de carga. Tudo deve estar devidamente aterrado, fechando o circuito. Fazendo isso, a durabilidade da bateria e de outros equipamentos eletrônicos é certo! Além disso, o alternador também deve ter os devidos cuidados, pois ele é responsável por aproveitar os giros do motor para transformar energia mecânica em elétrica, para que a mesma seja enviada para o circuito. Assim, mantendo os equipamentos ligados, recarrega a bateria também.

Na prática, uma dica útil é evitar ligar e desligar o caminhão a todo tempo. Essa prática pode até poupar combustível, mas a bateria pode descarregar para a próxima partida, além de se desgastar rapidamente.  

Tenha cuidados redobrados no inverno

No inverno, o motor encontra esbarra na dificuldade de dar a partida devido as baixas temperaturas. No frio, ocorre a redução da velocidade das reações eletroquímicas da bateria, o que força ainda mais o seu funcionamento nesse período do ano.

É preciso atenção redobrada para analisar o estado da bateria. Uma dica é sempre observar se na hora de partir seja necessário girar a chave repetidas vezes para o veículo funcionar. Ocorrendo isso, faça uma visita a uma oficina de confiança para garantir uma boa avaliação da bateria.

Além disso, fique atento se perceber que as luzes estão oscilando ou se a luz de advertência estiver acesa no painel, mesmo com o motor em funcionando. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas. Lembre-se que o clima frio pode agravar o estado da bateria por causa do aumento da densidade dos componentes líquidos.

Agora que você já sabe como preservar a bateria por mais tempo, que tal colocar o pé na estrada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.