A segurança está nos cuidados com os pneus

A segurança está nos cuidados com os pneus

Pensar em economizar na revisão do veículo, pode acabar deixando a segurança do motorista e da família em segundo plano. Por isso, a checagem do carro é uma etapa fundamental a cumprir, principalmente em período de férias, quando se eleva o índice de acidentes na estrada devido ao alto fluxo de veículos. Além disso, ao focar na embreagem e no combustível, muitas pessoas esquecem ou fazem vista grossa de componentes externos, que merecem cuidado e atenção tanto quanto às demais peças do veículo. É o caso dos cuidados com os pneus.

O que deve ser levado em consideração é que a economia pode acabar em prejuízo, pois o pneu é um item essencial do veículo. Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Em dias de chuva, um veículo não revisado adequadamente pode oferecer risco à sua própria segurança e a da sua família. Por isso, alguns cuidados com o automóvel devem ser levados em conta no dia a dia:

Cuidados com os pneus:

Procurar saber a procedência do pneu e do local onde ele é comprado e instalado pode ajudar na manutenção adequada quando necessário, pois todo pneu deve atender às demandas do veículo e suas especificações de rodagem. Por isso, é recomendável que o eles sejam instalados pela montadora ou por centros automotivos especializados para esse tipo de serviço. Esses profissionais é que são os responsáveis por deixar o veículo com as mesmas definições do fabricante.

Faça uma calibragem adequada:

A calibragem inadequada, além de comprometer a segurança do motorista e dos passageiros, pode prejudicar o desempenho do automóvel. O recomendável é que os pneus sejam calibrados quando estiverem frios, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. Em alguns carros, a pressão que deve ser exercida é fixada pelo próprio fabricante na porta do motorista. Não sendo o caso, no manual está descrita a pressão adequada. Pressões baixas ou incorretas podem desestabilizar o veículo.

Pneus carecas? Hora de trocar!

Na hora de frear o carro rapidamente, mesmo o motorista tendo um bom reflexo, o pneu careca pode comprometer o tempo de frenagem e pode derrapar. Por estarem diretamente em contato com o solo, o desgaste dos pneus é inevitável, por isso, sempre que perceber que os pneus estão ficando carecas, programe-se para trocá-los o quanto antes. Além disso, pneu careca é caracterizado como infração de trânsito, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Viu? É possível não colocar a vida em risco checando adequadamente todos os itens do seu veículo e ainda economizar. Lembre-se que o barato pode acabar saindo caro. Além disso, não só os pneus devem estar em bom estado, como todos os componentes eletrônicos, além do motor. A atenção deve ser redobrada nos dias de chuva, se este for o caso, reduza a velocidade.

Agora que você se atentou com cuidados com os pneus, acreditamos que uma boa viagem pode sempre acabar bem! Por isso mesmo, fique atento e não se esqueça de fazer uma revisão antes de viajar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *