Itens eletrônicos do carro sobrecarregam a bateria?

Itens eletrônicos do carro sobrecarregam a bateria?

Sabe-se que a bateria é essencial para o funcionamento do carro. Por isso existem várias maneiras de preservá-la e prolongar sua vida útil. Uma dúvida muito comum que pode surgir, é a respeito dos itens eletrônicos do carro. Qual é o impacto que eles têm sobre a bateria do veículo, e se sobrecarregam o sistema eletrônico original.

Para compreender como funciona a questão do sistema elétrico, é preciso entender que além da bateria ser muito importante, o alternador também tem um papel vital. Enquanto a bateria conserva energia necessária para ligar o carro e dar a partida, o alternador é o responsável por gerar corrente elétrica para os mecanismos do carro funcionarem depois que é dada a partida, ou seja, com o carro ligado.

O alternador tem outra função importante, que é gerar corrente elétrica necessária para a bateria, ou recarregá-la, para que ela funcione com o motor desligado. Assim, com o carro desligado ou parado, a bateria pode ter energia suficiente para suprir as necessidades dos equipamentos do veículo.

O carro é equipado com um sistema elétrico próprio para suportar e atender todos os seus itens originais de fabricação. Por isso, quando são instalados novos dispositivos e acessórios, é essencial conferir se a bateria e o alternador suportam essas novas demandas de energia.

Quando há um excesso de dispositivos ligados ao veículo, como, carregadores de celular, equipamento de som, e até o sistema de localização por satélite, que é muito comum atualmente, o alternador é quem sofre com essa sobrecarga, podendo ocasionar problemas à bateria.

E é aí que está o perigo de usar vários itens eletrônicos além dos originais do carro. Com uma demanda excessiva de energia, o alternador não consegue gerar a corrente elétrica necessária para que a bateria recarregue.

Com o tempo, essa insuficiência faz com que a bateria não tenha nenhuma energia armazenada. Sem essa energia a bateria não consegue dar a partida no veículo e ligá-lo novamente. Logo, a vida útil da bateria é reduzida consideravelmente.

Portanto, o ideal é sempre verificar se a bateria e o alternador permitem a instalação e uso dos itens eletrônicos do carro, já que itens que não são originais podem gastar mais energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.