Como estender a vida útil da bateria

Como estender a vida útil da bateria

A bateria do carro é uma peça vital para o funcionamento do veículo. Sem ela, nada acontece. Sua função é fornecer energia para que o motor ligue. Além disso ela alimenta o sistema elétrico do veículo quando o motor não está em funcionamento.

Tão importante e essencial para o veículo, a bateria precisa receber certos cuidados para que sua vida útil aumente e nenhum acidente aconteça. Para isso, basta seguir algumas orientações e sempre estar atento. Separamos algumas dicas de cuidados essenciais para você prolongar a vida útil da sua bateria.

Dicas para estender a vida útil da bateria:

Rádio e faróis: São os mais conhecidos por consumirem muita energia. Não esqueça os faróis acesos, nem deixe o rádio ligado enquanto o carro estiver desligado. Isso faz com que a bateria descarregue rapidamente.

Uma outra dica a respeito dos faróis, é evitar dar a partida com eles ligados. Isso também influencia para aumentar a durabilidade da bateria.

Acessórios eletrônicos no geral: Outros itens eletrônicos que tem a chamada corrente “Stand by” também precisam de cuidado. Esses itens são, por exemplo, o alarme, sistema de rastreamento, e até mesmo a central de injeção do carro.

Som automotivo: Em um sistema de som automotivo é importante usar baterias que estejam de acordo com os gastos exigidos e indicados pelo manual. Há formas de usar baterias para ter um som potente sem que a vida útil da bateria diminua de forma rápida.

Carros parados por muito tempo: Os carros que precisam ficar parados por muito tempo, em média 30 dias ou mais, precisam ser ligados de vez em quando para carregar a bateria.

Se isso não for possível, o indicado é que os terminais dos cabos das baterias sejam desligados até que o carro seja usado novamente. Isso faz com que a bateria não tenha sua vida útil diminuída pela falta de uso.

Lembre-se do manual: É importante não esquecer das indicações listadas no manual do carro ou bateria. Sempre que quiser instalar novos acessórios eletrônicos lembre-se de conferir a capacidade da bateria para evitar seu desgaste excessivo.

Bateria firme: Se a bateria não estiver bem firme no compartimento ela pode sacudir ou bater, o que pode danificá-la. Confira se ela está firme e evite deixá-la frouxa ou solta.

Cuidados com o ar condicionado: Seja para ar frio ou ar quente, o ar condicionado deve ser usado da maneira certa para não prejudicar a bateria. O ideal é ligá-lo no mínimo após 10 ou 15 minutos de funcionamento do veículo.

Evite a “chupeta”: Caso aconteça algum imprevisto, evite as famosas “chupetas”. Elas podem causar o resultado inverso, e ao invés de ajudar, podem prejudicar a vida útil da bateria.

Tenha esses cuidados com sua bateria e realize revisões regulares. E sempre que precisar de baterias de qualidade, conte com a Gustavo Baterias. Estamos na Av. Abílio Machado 1689, no bairro Alípio de Melo, Belo Horizonte. Entre em contato conosco pelo telefone (31) 3474-4966, ou pelo plantão WhatsApp (31) 98362-1470.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *