Baterias para som automotivo

Baterias para som automotivo

Muitos motoristas têm dúvidas sobre quais são as baterias para som automotivo, e como deve ser o seu uso em projetos de som automotivos. Sabendo disso, nós da Gustavo Baterias, em parceria com o Youtuber Junior Som, separamos algumas dicas para você. Confira:

O que é preciso para um som potente?

Inicialmente é importante ter em mente que entre todos os componentes de um sistema de som automotivo, o mais importante de todos é bateria. Ela precisa ser de boa qualidade, estável e com a amperagem necessária para o funcionamento do sistema de som.

Qual a bateria ideal para som automotivo?

O ideal é que as baterias para som automotivo sejam as homologadas pelo Inmetro. Sejam de marcas mais conhecidas e com boa qualidade. Muitos acham que as baterias estacionárias são sempre as melhores, mas não é bem assim. Mesmo sendo muito utilizadas, não necessariamente são superiores às demais baterias que podem ser usadas.

Como calcular a potência da bateria?

Para saber qual deve ser a potência necessária para o projeto de som, basta fazer uma conta simples. Por exemplo, para o som automotivo, a cada 1.000 WRMS são necessários 100 amperes de bateria. Seguindo essa lógica, se o som for de 5.000 WRMS, a bateria terá 500 amperes e assim por diante.

A potência da bateria faz diferença na potência e qualidade do som?

Depende. Como vimos acima, para usar completamente os Watts do som é necessário fazer o cálculo para descobrir quantos amperes a bateria precisa ter. Sendo assim, se for usado uma bateria com amperagem superior ao que é preciso, o som usará apenas o valor necessário.

Se for usado uma amperagem inferior ao necessário, o som não terá seu limite alcançado. Lembre-se que o ideal é  usar o que o manual indica sobre a quantidade mínima para o produto usar a potência declarada.

Outras dicas sobre cuidados com a bateria:

Sempre que for utilizar baterias para som automotivo, nunca deixe o alternador do carro carregando sozinho. Use sempre uma fonte automotiva.

O carro foi feito para suprir apenas a bateria da frente do cofre, normalmente com 60, 75 amperes. Se você utilizar, por exemplo, duas baterias de caminhão que normalmente têm 150Ah, 170Ah ou até 220 amperes, pode sobrecarregar e desgastar a bateria.

O correto é colocar uma fonte auxiliar na tomada para ajudar a carregar as baterias. Procure carregar periodicamente para nunca deixar a bateria abaixar demais. Isso aumenta o ciclo de vida das baterias. Além disso, diminui o desgaste e faz com que ela dure por muito mais tempo.

Se o som for ficar ligado durante muitas horas, deixe ligado na tomada para preservar e prolongar a vida útil das baterias. Sempre confira a água e fluido da bateria e mantenha os terminais limpos para preservar a bateria.

Com a Gustavo Baterias você conta com produtos e atendimento de qualidade para uso da bateria no dia-a-dia, ou para projetos de som automotivos.

Faça-nos uma visita em nossa loja na Av. Abílio Machado 1689, no bairro Alípio de Melo, Belo Horizonte. Ou se preferir, entre em contato conosco pelo telefone (31) 3474-4966, ou pelo plantão WhatsApp (31) 98362-1470.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *