O que sabemos sobre baterias?

O que sabemos sobre baterias

O que sabemos sobre baterias de automóveis, motos, caminhões ou veículos pesados? Sabemos que ela um dia acaba, morre. Cada bateria é projetada para cumprir um dever elétrico, isto é, deve ser capaz de gerar energia suficiente para ligar um motor. Por isso as amperagens são diferentes para diferentes veículos.

Em média, uma bateria de carro deve durar cerca de trinta meses, mas, como a maioria das peças automotivas, tudo depende de como você as trata. Vários ciclos de descarga / recarga reduzem a vida útil da bateria. Um verdadeiro ecossistema elétrico, mecânico, e, mais recentemente eletrônico, operam em sintonia para garantir o bom funcionamento do seu veículo. Por isso, um carro, moto ou caminhão mal regulados exigem mais da sua bateria. A manutenção de todos os componentes do veículo e seu bom uso elevam a vida útil da sua bateria.

Para evitar o transtorno, faça sempre manutenção preventiva a cada seis meses e evite que seu carro fique com a bateria arriada inesperadamente. Sempre apague os faróis e as luzes interiores quando desligar o carro. Lembre-se de que deixar equipamentos eletrônicos como GPS ou telefones celulares conectados ao carregador do carro, certamente, irá consumir a carga da sua bateria mais rápido.

Cuidados com as baterias

Mesmo você cuidando bem do seu carro, eventualmente pode acontecer de sua bateria descarregar. Quando acontecer, talvez você precise fazer a substituição. As baterias enfraquecidas geralmente exibem sintomas, permitindo que você saiba que está acabando. Se o motor de arranque ficar lento e pesado, fique atento, pode ser um indício que a bateria pode não ser capaz de fornecer energia suficiente para girar o motor. Se os serviços eletrônicos do veículo, como, alarmes, luzes interiores ou trancar as portas, parecerem falhar ou estarem sem sincronia (malucos), a bateria pode estar fraca.

Além disso, ainda sobre baterias -novas ou descarregadas– estão cheias de produtos químicos, portanto, preserve a natureza e descarte-as corretamente. Não basta jogá-las no lixo, porque as chances de terminarem em local inadequado com grandes possibilidades de contaminar o meio ambiente, são grandes.

Para qualquer situação, você pode contar com a Gustavo Baterias, pois já são 30 anos de mercado. Com loja no Alípio de Melo, e atualmente inaugurando no bairro Prado. Gustavo Calado leva o nome da família que possui tradição no mercado de baterias automotivas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.